@
cts_games
Blog do CTS Game Studies

O debate sobre a SOPA

O SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect Intellectual Property Act) vêm causando grande repercussão na Internet. A aproximação da derradeira votação dos projetos de lei no Congresso Norte-Americano deu origem a anúncios públicos de oposição – o site TechCrunch listou 40 empresas que são contra o SOPA – e variados protestos na rede (inclusive o site BlackOutSopa, que convida usuários das redes sociais a manifestarem seu descontentamento).

Epic Games Logo
Image via Wikipedia

No mundo dos videogames, houve declarações contrárias ao projeto. Por exemplo, a Epic Games afirmou ser contra, a despeito do apoio ao texto declarado pela ESA (Entertainment Software Association), a que é afiliada.

John Lilly, ex-CEO da Mozilla, descreve bem o teor das discussões entre defensores e opositores da SOPA e os motivos por que a lei seria indesejável em reflexão intitulada “What’s bothering me about the SOPA ‘discussion’“. Enquanto isso, John Biggs, da TechCrunch, revela preocupação com o futuro da Internet por outros motivos em seu “SOPA, Freedom, And The Invisible War“. O tema é certamente controverso e de imensa importância para profissionais e usuários da rede.

Logo of the Entertainment Software Association.
Image via Wikipedia

Para compreender melhor a SOPA, vale a leitura de artigo recente da revista FORBES sobre o assunto (“Why the ESA is Wrong to Support SOPA“), direcionando a palavra à ESA. A ESA é conhecida por representar praticamente todos os desenvolvedores e distribuidoras de jogos dos EUA, além de realizar a sua conhecida pesquisa demográfica anual sobre a indústria e os consumidores dos jogos eletrônicos.

A pirataria sempre provoca manifestações inflamadas de todas as partes. É necessário observar com serenidade o estado de coisas e refletir a respeito do que é melhor para todos. O movimento de cooperação e criatividade colaborativa impulsionado pela Internet é uma das características marcantes da sociedade atual. O combate contra a pirataria não deve deixar de observar interesses dos principais envolvidos, nem caminhar em sentido contrário à própria época em que se desenvolve.

Anúncios

Sobre Walter Britto

Law student @FGV_DIREITORIO

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CTS Game Studies

CTS FGV

  • RT @1lucabelli: Deadline for the Call for Papers on Platform Regulation(s) of the UN IGF is less than 1 month away! Don't miss it! https:… 5 hours ago
%d blogueiros gostam disto: