@
cts_games
Blog do CTS Game Studies

Renato Degiovani, primeiro desenvolvedor de jogos brasileiro, comenta sobre narrativa

Renato Degiovani é um dos maiores nomes no cenário brasileiro de jogos. Seu jogo Amazônia foi o primeiro a ser produzido comercialmente no Brasil e ao longo dos anos o desenvolvedor e acadêmico de jogos eletrônicos envolveu-se em projetos pioneiros em publicações e games. Atualmente, mantém o site Tilt Online, em que publica artigos e jogos, e participa de diversas maneiras no meio.

Recentemente, em artigo especial para o portal GameReporter, descreveu suas frequentes reflexões acerca da narrativa em jogos, dando destaque aos conceitos de narrativa emergente e embutida ilustradas por Arthur Protasio em sua websérie, LudoBardo, e descrevendo os resultados de uma conversa com o Coordenador e Pesquisador do CTS Game Studies. Leia um trecho do artigo abaixo e a íntegra na matéria do GameReporter:

O que dizer de Pong, de Paciência, de Angry Birds e tantos outros jogos que, quase sem nenhuma narrativa embutida, se tornaram ícones clássicos no mundo da diversão interativa? A resposta não parece ser muito fácil e nem estar por perto, o que nos obrigará fatalmente a continuar procurando.

Numa recente conversa com Arthur Protasio, no evento Joga Brasil, realizado no Rio de Janeiro em 2012, propus uma questão baseada em minhas próprias experiências de criação: seria possível a um jogo ter uma ampla narrativa emergente, sem no entanto ter uma narrativa embutida, mesmo que minúscula? Ou seja, zero de narrativa embutida e 100 de narrativa emergente?

Evidentemente não chegamos a nenhuma conclusão prática, mesmo depois de um bom tempo debatendo o assunto. A questão permanece portanto em aberto e explicarei a seguir de onde ela surgiu.

Continue lendo aqui.

Anúncios

Sobre CTS_GAMES

O CTS Game Studies da FGV Direito Rio é um projeto de pesquisa e desenvolvimento de jogos eletrônicos. Seu objetivo é promover uma análise crítica acerca da mídia dos games e estudos para compreender essas obras digitais como um veículo de manifestação comunicativa, artística e cultural. Para tal, o núcleo realiza eventos, elabora artigos e desenvolve jogos eletrônicos que possam transmitir essa mensagem a diferentes públicos.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CTS Game Studies

CTS FGV

  • RT @1lucabelli: Deadline for the Call for Papers on Platform Regulation(s) of the UN IGF is less than 1 month away! Don't miss it! https:… 5 hours ago
%d blogueiros gostam disto: