@
cts_games
Blog do CTS Game Studies

CTS Game Studies, PACC e ACEC lançam a série Experiências Transmídia

Experiências Transmidia e Indie Game: The Movie

Experiências Transmidia e Indie Game: The Movie
www.experienciastransmidia.com
Data: 26 de junho, às 21h
Local: Estação SESC Rio – sala 3
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo,
Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita. Espaço limitado. Senhas distribuídas 2
horas antes.

No dia 26/06, terça-feira, acontecerá a estreia do evento Experiências Transmidia em 2012. Esse primeiro evento marcará o ponto de partida para a realização das atividades propostas no evento.

Às 21:00 no cinema Estação SESC Rio terá início a primeira etapa do evento, que é focada na apresentação do seu conceito, bem como breves falas expositivas sobre o cenário atual das narrativas digitais e seus desdobramentos em diversas mídias, com a participação de Heloisa Buarque de Hollanda, Ronaldo Lemos, Arthur Protasio e Eliane Costa. Os organizadores do evento abordarão a importância da disseminação de conhecimento e a produção a respeito de narrativas digitais, que são dois pontos cruciais do projeto. Assim, suas falas servirão como breves introduções à divisão em etapas do evento, que irão desde a exposição de conteúdo até discussão e, por fim, apresentação da produção submetida pelo público.

Em seguida, o evento realizará a estreia do documentário canadense Indie Game: The Movie em território nacional. O objetivo da exibição será ilustrar os conceitos abordados na apresentação dentro de um cenário, especificamente o de produção independente de jogos eletrônicos.

Ao final, haverá um debate sobre os temas apresentados no filme e como eles podem estimular a reflexão para futura produção de conteúdo a ser submetido na última etapa do projeto.

Sobre o Indie Game: The Movie

IGTM (Indie Game: The Movie) é um documentário longa-metragem sobre a produção de jogos eletrônicos independentes e as histórias pessoais que acontecem nos bastidores de jogos feitos por equipes pequenas de uma a duas pessoas. O documentário também destaca as características artísticas que motivam a produção de jogos como uma mídia expressiva ao lado do cinema e da literatura.

O documentário foi financiando pelo público duas vezes via Kickstarter e teve sua estreia no festival de Sundance em 2012. Além disso, foi premiado na categoria World Cinema Documentary Editing Award no mesmo festival e posteriormente selecionado para exibição nos festivais South by Southwest (SXSW) e Hot Docs de 2012.

Desde a sua estreia, o filme já foi exibido em diversas salas de cinema por todo o Estados Unidos, bem como no Canadá (país de origem dos editores), e até mesmo na GDC (Game Developers Conference) – a maior conferência do mundo para desenvolvedores de jogos que acontece anualmente em São Francisco.

Para mais informações, entre no site do Indie Game: The Movie e assista ao trailer.

Experiências Transmidia

A série Experiências Transmidia é uma iniciativa do CTS Game Studies da FGV Direito Rio em parceria com o PACC da UFRJ e a ACEC e realizada com patrocínio da Petrobras. O projeto pretende promover o debate sobre narrativas digitais e a produção dessas narrativas e culminará em uma exibição de obras produzidas pelos participantes, na terceira fase do evento.

Os caminhos da narrativa contemporânea em base digital se desdobram em múltiplos gêneros e mídias: crowdsourcingvooksfan-fiction, ficção interativa, e-pistolar, blognovela, computer generated literature, wikiliteratura, literatura móvel (base telefonia celular), chatbots, HQs, fotonovelas digitais animadas por Flash e realidade aumentada.

A proposta desta série de eventos é produzir conhecimento e divulgar o caráter cultural, artístico e expressivo dos jogos e narrativas digitais, demonstrando seu crescente vínculo com as demais áreas do design, da literatura, do HQ e das artes visuais, por meio de palestras, apresentações, festas e exposições na cidade do Rio de Janeiro.

Busca ainda uma aproximação dos meios acadêmicos e artísticos com o de produção de jogos, ressaltando as manifestações artísticas e culturais que os games têm tido no Brasil. Para mais informações sobre as atividades, objetivos e fundamentos do projeto, navegue o site do Experiências Transmidia.

Anúncios

Sobre Walter Britto

Law student @FGV_DIREITORIO

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CTS Game Studies

CTS FGV

  • RT @1lucabelli: Deadline for the Call for Papers on Platform Regulation(s) of the UN IGF is less than 1 month away! Don't miss it! https:… 5 hours ago
%d blogueiros gostam disto: