@
cts_games
Blog CTS Game Studies, Eventos, Uncategorized

Experiências Transmídia – 3ª Fase e balanço do projeto

3ª e última fase do projeto Experiências Transmídia aconteceu em grande estilo no dia 07 de Abril de 2013no Studio RJ, um espaço para festas de frente para a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O evento foi uma combinação de apresentação dos projetos transmídias, criado por produtores brasileiros independentes, e um show de chiptune dos artistas Nullsleep (que cuidou da música, feita por meio de aparelhos de gameboy) e NO CARRIER (que cuidou da apresentação visual projetadas nos dois telões, feita usando 2 videogames NES).

Banner do projeto com o artista Nullsleep durante o show de Chiptune, no qual usou 2 gameboys para fazer a música

Banner do projeto com o artista Nullsleep durante seu show de Chiptune na 3ª fase. A música foi tocada a partir de 2 gameboys.

Ao total, foram apresentados 7 projetos dos mais diversos estilos, havendo desde um filme interativo até propostas de adaptação de obras literárias nacionais e quadros da Tarsila do Amaral para novas linguagens e outros públicos. Houve também premiação pela curadoria dos 3 melhores projetos, que foram: em 3º lugar, o filme “Maldita Escolha”; em 2º lugar, o Rhythm game que capta movimentos feitos pelo mão, o “OctoRhythm”; e em 1º lugar, a criação visual de personagens enviados pelo público e votação em disputa entre eles do “Arena 2 Minds”.  Veja aqui a descrição dos projetos apresentados, com informações e vídeos sobre eles!

Abertura do Evento pela organização

Assim, se encerra a edição atual do Experiências Transmídia, o projeto realizado pelo CTS/FGV (Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas), PACC/UFRJ (Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro) eACEC (Associação Cultural de Estudos Contemporâneos), com patrocínio da Petrobras.

O objetivo do projeto foi estimular, discutir e divulgar as novas formas de ler e narrar abertas pelas tecnologias digitais. Isso feito por meio das 3 fases do projeto, sendo a última delas a festa acima referida. Também foi criado o blog http://experienciastransmidia.com com a mesma finalidade, divulgando todas as fases do projeto, e agora sendo uma plataforma para exibição permanente dos projetos apresentados na 3ª fase.

Recapitulando, a  1ª fase aconteceu em 26 de junho de 2012, e trouxe, além da participação de Heloisa Buarque de HollandaRonaldo LemosArthur Protasio e Eliane Costa, a estreia no Brasil do filme Indie Game: The Movie (IGTM). Esse documentário canadense trata do processo de produção de jogos independentes, sendo premiado no Festival de Sundance de 2012. A sessão de cinema lotou, com senhas esgotadas em menos de 10 minutos!

exp-transmidia-1-7

Aviso colado na frente do cinema para os incautos

Já a 2ª fase ocorreu no dia 27 de Setembro de 2013, no auditório da Fundação Getulio Vargas. O evento contou com a participação de Renato Rezende, Fernanda GentilRenato DegiovaniMarcos Magalhães e Guto Lins, e gerou um espaço de discussão sobre os caminhos das narrativas digitais e transmídia. Após uma apresentação de Arthur Protasio sobre o projeto a narrativa transmídia, os convidados compartilharam experiências profissionais e debateram as diversas formas de expressão narrativa e suas interfaces. Os vídeos de todas as palestras estão no youtube; confira abaixo.

Partes seguintes: parte 2; parte 3; parte 4; parte 5; parte 6

Com a já referida 3ª fase, o Experiências Transmídia chega ao fim em sua configuração atual, enquanto que o uso desse tipo de narrativas e formas de expressão, só cresce no Brasil e no mundo. Assim, o CTS Game Studies continuará a acompanhar e estimular as diversas experiências transmídia!

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CTS Game Studies

CTS FGV

%d blogueiros gostam disto: