@
Equipe

Coordenação CTS

Ronaldo Lemos

Diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard, EUA. Presidente mundial da organização internacional iCommons, focada no direito da internet e do acesso ao conhecimento, atuando em 40 países. Ex-Professor visitante da Universidade de Oxford (Michaelmans Term, 2005). Diretor do projeto Creative Commons no Brasil. Coordenador da área de Propriedade Intelectual da Escola de Direito da FGV-RJ. Professor-titular dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV Direito Rio. Autor dos livros: “Direito, Tecnologia e Cultura” (Ed. FGV – 2005), “Conflitos sobre Nomes de Domínio” (Ed. Revista do Tribunais – 2003), “Comércio Eletrônico” (Ed. Revista dos Tribunais – 2002). Membro da Comissão de Comércio Eletrônico apontada pelo Ministério da Justiça. Coordenador do projeto A2K Brasil, Cultura Livre, e Open Business Models, que desenvolve a cooperação internacional na área de acesso ao conhecimento entre Brasil, México, Argentina, Colômbia, África do Sul, Inglaterra e Nigéria. Fundador do projeto Overmundo em parceria com o antropólogo Hermano Vianna, pelo qual recebeu o Golden Nica do Prix Ars Electronica na Áustria. Consultor para o Comitê Gestor da Internet do Brasil, nas áreas de Cultura Digital e combate ao Spam. Colunista mensal da revista Linus na Itália. Colunista mensal da revista Trip. Ex-gestor de propriedade intelectual do Berkman Center for Internet & Society da Universidade de Harvard no projeto Chilling Effects. Colunista mensal da revista Trip e semanal da Folha de São Paulo.

Carlos Affonso Pereira de Souza

Vice-coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade, da FGV Direito Rio. Doutor e Mestre em Direito Civil na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV Direito Rio e da PUC-Rio, lecionando matérias relacionadas ao Direito dos Contratos, Responsabilidade Civil, Propriedade Intelectual e Direito da Tecnologia da Informação. Membro da Comissão de Direito Autoral da OAB/RJ (desde 2007). Conselheiro eleito da ICANN como representante dos usuários não-comerciais da Internet (2008-2009) e Membro eleito do Comitê Executivo do NCUC (non-commercial users constituency), representando os usuários da Internet da América do Sul (2009-2010). Membro eleito do Comitê Executivo da Iniciativa por Princípios e Direitos Fundamentais na Internet, criada no Fórum de Governança da Internet (IGF) da ONU. Conselheiro do NUPEF.

Coordenação CTS Game Studies

Arthur Protasio

Graduado em Direito com Domínio Adicional em Mídias Digitais pela PUC-Rio. Coordenador do CTS Game Studies, projeto de pesquisa e desenvolvimento de jogos do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (CTS/FGV-RJ), e presidente da Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos no Rio de Janeiro (IGDA RIO). Como escritor, pesquisador e produtor de narrativas e jogos, sua atuação varia desde artigos em publicações internacionais a palestras sobre a importância da liberdade de expressão para o reconhecimento do jogo eletrônico como mídia cultural e artística; organização e apresentação do coletivo de produção de jogos, Gamerama; e episódios de seu videolog LudoBardo voltado para análise de narrativas nos jogos. Suas obras, acadêmicas e ficcionais, estão disponíveis em www.vagrantbard.com.

Pesquisadores

Bruno Magrani

Professor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio (em licença). Mestrando em Direito, Ciência e Tecnologia pela Harvard Law School, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Anteriormente, trabalhou na Fundação Roberto Marinho e na Globopar e participou ativamente da implementação do Creative Commons no Brasil e na criação da FGV Direito Rio.

Pedro Nicoletti Mizukami

Mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP, instituição pela qual também obteve seu bacharelado em Direito em 2002. Coordenador de Publicações Online da FGV Direito Rio. Autor da dissertação “Função social da propriedade intelectual: compartilhamento de arquivos e direitos autorais na CF/88”, e co-autor dos artigos “Exceptions and limitations to copyright in Brazil: a call to reform” e “From free software to free culture: the emergence of open business”, publicados em “Access to knowledge in Brazil”, parte da série A2K Research Series, organizada pelo Yale Information Society Project.

Walter Britto Gaspar

Graduando em Direito pela Fundação Getulio Vargas RJ. Tem se aprofundado na pesquisa sobre propriedade intelectual e jogos eletrônicos. Estagiário do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CTS Game Studies

CTS FGV

%d blogueiros gostam disto: